ASCO 2018 - Melanoma

Dr. Gustavo Schvartsman • 5 de julho de 2018

Estudos apresentados nesta edição da ASCO trouxeram algumas novidades relacionadas ao tratamento de pacientes com melanoma localmente avançado e pacientes com doença metastática. Aqui, destacamos alguns deles

 

​Doença localmente avançada e tratamento adjuvante

Foi apresentado um estudo holandês de validação externa da oitava edição do estadiamento pela American Joint Committee on Cancer (AJCC), em que as curvas de sobrevida foram semelhantes ao proposto pela AJCC. Porém, a oitava edição não diferencia adequadamente a sobrevida entre pacientes com estágio IIIA e IIIB e sugere a implementação de um cutoff de 1mm para o maior depósito em linfonodo sentinela como grande preditor de sobrevida nesse grupo (pacientes com estágio IIIA e < 1 mm de depósito apresentaram 88% de sobrevida melanoma-específica de 91% em 5 anos versus 72% em depósitos > 1 mm).

 

Em outra apresentação oral, o estudo CheckMate 238 confirmou o benefício de sobrevida livre de progressão de nivolumabe adjuvante por um ano comparado com ipilimumabe (63% versus 50% em 24 meses), mas ainda sem dados maduros de sobrevida global.

 

Por último, a análise final do estudo alemão DECOG-SLT, avaliando a necessidade de esvaziamento completo linfonodal em pacientes com melanoma e biópsia de linfonodo sentinela positiva, confirmou a ausência de benefício de sobrevida global com o procedimento completo.

 

Doença metastática

Foram atualizados os dados do estudo Columbus, que randomizou pacientes para receber encorafenibe, (um novo inibidor de BRAF) em combinação com binimetinibe (inibidor de MEK) versus encorafenibe ou vemurafenibe. A combinação resultou em aumento de sobrevida global comparada com vemurafenibe (sobrevida mediana: 33,6 versus 16,9 meses; HR 0,61), além de aumento da sobrevida livre de doença e taxa de resposta. Porém, o benefício da combinação sobre encorafenibe sozinho foi discreto e não estatisticamente significativo. Ademais, esse foi o primeiro estudo comparando dois inibidores de BRAF isolados, evidenciando uma superioridade do encorafenibe sobre vemurafenib. Em imunoterapia, dados de longo prazo do estudo Keynote-006 mostraram que, após um tempo médio de 20 meses a partir da descontinuação de pembrolizumabe em pacientes que completaram o protocolo de dois anos de tratamento, 86% permaneceram livres de progressão. Além disso, dos indivíduos que apresentaram recidiva, metade dos que foram reexpostos à droga apresentou nova resposta, indicando que a interrupção do tratamento é segura para a maior parte dos pacientes, principalmente os que atingiram resposta completa. Esse achado foi verificado por pelo menos três séries retrospectivas distintas apresentadas em formato de pôster.


investigação de nódulos pulmonares
Por Gustavo Schvartsman 4 de julho de 2025
Descubra como avaliar nódulos pulmonares, a diferença entre micronódulos inespecíficos e vidro fosco, e quando é necessário investigar alterações pulmonares.
especialista em melanoma
Por Gustavo Schvartsman 1 de julho de 2025
Qual a importância de um especialista em melanoma? Conheça seu papel e quando buscar ajuda especializada.
Oncologista em São Paulo
Por Gustavo Schvartsman 27 de junho de 2025
Conheça o Dr. Gustavo Schvartsman, oncologista em São Paulo, especializado no tratamento do câncer e no cuidado integral ao paciente, com expertise internacional.
selpercatinibe
Por Gustavo Schvartsman 17 de junho de 2025
Selpercatinibe: descubra como ele está revolucionando o tratamento personalizado no câncer com alta precisão e eficácia.
médico especialista em câncer oncologista clínico
Por Gustavo Schvartsman 11 de junho de 2025
Entenda o papel do médico especialista em câncer - o oncologista clínico - no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do câncer, com foco em cuidados personalizados.
Tebentafusp
Por Gustavo Schvartsman 30 de maio de 2025
Descubra como o Tebentafusp está transformando o tratamento de cânceres específicos, com novos avanços e perspectivas promissoras.
o que é imunoterapia
Por Gustavo Schvartsman 23 de maio de 2025
Saiba o que é imunoterapia, como funciona no combate ao câncer e suas principais indicações. Entenda os benefícios desse tratamento.
imunoterapia câncer de mama
Por Gustavo Schvartsman 16 de maio de 2025
Imunoterapia para câncer de mama: entenda como esse tratamento funciona, suas indicações e benefícios para pacientes.
trastuzumab deruxtecan
Por Gustavo Schvartsman 14 de maio de 2025
Conheça como o trastuzumab deruxtecan está transformando o tratamento do câncer de mama, oferecendo eficácia prolongada e novas esperanças para pacientes.
hormonioterapia
Por Gustavo Schvartsman 9 de maio de 2025
Entenda o que é hormonioterapia, suas indicações e como funciona no tratamento de cânceres hormonossensíveis.
Mais Posts