Larotrectinib é aprovado pelo FDA para o tratamento de tumores sólidos com fusões no NTRK

Dr. Gustavo Schvartsman • 28 de novembro de 2018

Em 26 de novembro de 2018, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu aprovação acelerada ao larotrectinibe (VITRAKVI, Loxo Oncology Inc. e Bayer) para pacientes adultos e pediátricos com tumores sólidos que possuem uma alteração genética específica - uma fusão no gene NTRK (neurotrófica de receptor de tirosina quinase).

 

O tumor deve ser metastático ou em casos onde a ressecção cirúrgica pode resultar em morbidade grave, e após falhas ao tratamento padrão já estabelecido para a doença em questão.

 

Esta é a segunda aprovação do FDA para tratamento de tumores que compartilham uma alteração molecular como seu mecanismo de desenvolvimento, e não pelo tipo de tumor primário (pulmão, pâncreas, mama, etc.). Chamamos esse tipo de aprovação de "tumor agnóstica".

 

A aprovação baseou-se em dados de três ensaios clínicos multicêntricos, de braço único. A identificação da fusão do gene NTRK foi determinada prospectivamente em laboratórios locais usando sequenciamento de nova geração (NGS) ou hibridização fluorescente in situ (FISH). É uma alteração rara que ocorre em 1% da maioria dos tumores mais comuns, mas pode ser encontrada com maior frequência em tumores pediátricos, como o fibrossarcoma infantil.

 

A eficácia foi avaliada nos primeiros 55 pacientes com tumores sólidos irressecáveis ​​ou metastáticos que abrigam uma fusão do gene NTRK. Doze pacientes tinham menos de 18 anos de idade. Um total de 12 tipos de câncer foram representados, sendo os mais comuns:

- tumores de glândulas salivares (22%)

- sarcoma de partes moles (20%)

- fibrossarcoma infantil (13%)

- câncer de tireoide (9%)

 

A taxa de resposta (redução de mais de 30% do volume do tumor) foi de 75%, incluindo 22% de respostas completas. A duração da resposta foi de 6 meses ou mais para 73% dos pacientes.

 

A segurança do larotrectinib foi avaliada em 176 doentes inscritos nos três ensaios clínicos, incluindo 44 doentes pediátricos. As reações adversas mais frequentes (≥20%) com larotrectinib foram fadiga, náuseas, tonturas, vômitos, aumento das enzimas hepáticas, tosse, obstipação e diarreia. No geral, o tratamento foi bem tolerado e as toxicidades manejáveis.

 

Fontes:

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1714448

https://www.fda.gov/Drugs/InformationOnDrugs/ApprovedDrugs/ucm626720.htm


inibidores de checkpoint imunológico
Por Gustavo Schvartsman 3 de dezembro de 2025
Inibidores de checkpoint imunológico: O que são, quando são indicados, quais são seus benefícios? Entenda.
o que é radiofármacos
Por Gustavo Schvartsman 26 de novembro de 2025
Saiba o que é radiofármacos, como atuam no tratamento oncológico, em quais casos são usados e quais avanços essa estratégia traz para a medicina do câncer.
rastreamento genômico e teste genético
Por Gustavo Schvartsman 18 de novembro de 2025
Entenda as diferenças entre rastreamento genômico e teste genético e como essas análises ajudam na prevenção e tratamento personalizado do câncer.
o que é estadiamento do câncer
Por Gustavo Schvartsman 12 de novembro de 2025
Conheça o que é estadiamento do câncer, como ele é realizado e por que essa etapa é essencial para definir o tratamento e o prognóstico dos pacientes.
terapia alvo ou quimioterapia
Por Gustavo Schvartsman 5 de novembro de 2025
Terapia alvo ou quimioterapia: Entenda as diferenças, indicações, eficácia e efeitos colaterais de cada tratamento no câncer.
Inteligência artificial no câncer
Por Gustavo Schvartsman 29 de outubro de 2025
Inteligência artificial no câncer: Conheça como novas tecnologias estão transformando o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento dos pacientes oncológicos.
melanoma braf positivo
Por Gustavo Schvartsman 22 de outubro de 2025
Melanoma BRAF positivo: Entenda o que é, como é diagnosticado, os impactos dessa mutação e os avanços nos tratamentos personalizados disponíveis.
carcinoma espinocelular de pele
Por Gustavo Schvartsman 15 de outubro de 2025
Carcinoma espinocelular: Conheça causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos desse câncer de pele. Entenda como prevenir e quando buscar ajuda médica.
resposta ao tratamento do câncer
Por Gustavo Schvartsman 8 de outubro de 2025
Resposta ao tratamento do câncer: Conheça como entender e o que significam termos como resposta completa, parcial e doença estável.
biópsia líquida
Por Gustavo Schvartsman 1 de outubro de 2025
Biópsia líquida: Um exame moderno que detecta fragmentos de DNA tumoral no sangue, auxiliando no diagnóstico, tratamento e monitoramento do câncer.