Larotrectinib é aprovado pelo FDA para o tratamento de tumores sólidos com fusões no NTRK

Dr. Gustavo Schvartsman • 28 de novembro de 2018

Em 26 de novembro de 2018, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu aprovação acelerada ao larotrectinibe (VITRAKVI, Loxo Oncology Inc. e Bayer) para pacientes adultos e pediátricos com tumores sólidos que possuem uma alteração genética específica - uma fusão no gene NTRK (neurotrófica de receptor de tirosina quinase).

 

O tumor deve ser metastático ou em casos onde a ressecção cirúrgica pode resultar em morbidade grave, e após falhas ao tratamento padrão já estabelecido para a doença em questão.

 

Esta é a segunda aprovação do FDA para tratamento de tumores que compartilham uma alteração molecular como seu mecanismo de desenvolvimento, e não pelo tipo de tumor primário (pulmão, pâncreas, mama, etc.). Chamamos esse tipo de aprovação de "tumor agnóstica".

 

A aprovação baseou-se em dados de três ensaios clínicos multicêntricos, de braço único. A identificação da fusão do gene NTRK foi determinada prospectivamente em laboratórios locais usando sequenciamento de nova geração (NGS) ou hibridização fluorescente in situ (FISH). É uma alteração rara que ocorre em 1% da maioria dos tumores mais comuns, mas pode ser encontrada com maior frequência em tumores pediátricos, como o fibrossarcoma infantil.

 

A eficácia foi avaliada nos primeiros 55 pacientes com tumores sólidos irressecáveis ​​ou metastáticos que abrigam uma fusão do gene NTRK. Doze pacientes tinham menos de 18 anos de idade. Um total de 12 tipos de câncer foram representados, sendo os mais comuns:

- tumores de glândulas salivares (22%)

- sarcoma de partes moles (20%)

- fibrossarcoma infantil (13%)

- câncer de tireoide (9%)

 

A taxa de resposta (redução de mais de 30% do volume do tumor) foi de 75%, incluindo 22% de respostas completas. A duração da resposta foi de 6 meses ou mais para 73% dos pacientes.

 

A segurança do larotrectinib foi avaliada em 176 doentes inscritos nos três ensaios clínicos, incluindo 44 doentes pediátricos. As reações adversas mais frequentes (≥20%) com larotrectinib foram fadiga, náuseas, tonturas, vômitos, aumento das enzimas hepáticas, tosse, obstipação e diarreia. No geral, o tratamento foi bem tolerado e as toxicidades manejáveis.

 

Fontes:

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1714448

https://www.fda.gov/Drugs/InformationOnDrugs/ApprovedDrugs/ucm626720.htm


câncer faz cair o cabelo
Por Gustavo Schvartsman 7 de maio de 2025
Uma dúvida comum em pacientes diagnosticados com câncer é se seu cabelo irá cair. Entenda neste conteúdo se todo câncer faz cair o cabelo.
imunoterapia para câncer metastático
Por Gustavo Schvartsman 19 de fevereiro de 2025
Entenda como a imunoterapia está revolucionando o tratamento do câncer metastático, oferecendo novas esperanças para pacientes e quando ela é indicada.
estresse causa câncer?
Por Gustavo Schvartsman 17 de fevereiro de 2025
Você já ouviu falar que estresse causa câncer? Descubra se o estresse realmente pode causar a doença e como ele impacta na sua saúde.
Imunoterapia para Melanoma
Por Gustavo Schvartsman 14 de fevereiro de 2025
Descubra como a imunoterapia para melanoma funciona, seus benefícios e quando é indicada para pacientes com este tipo de câncer de pele.
rastramento genético quando é indicado e como funciona
Por Gustavo Schvartsman 13 de fevereiro de 2025
Saiba como o rastreamento genético pode identificar riscos hereditários, orientar medidas preventivas e personalizar tratamentos para sua saúde.
rastreamento câncer de pulmão
Por Gustavo Schvartsman 27 de janeiro de 2025
Saiba quem deve fazer o rastreamento para câncer de pulmão, quando ele é recomendado e os benefícios da detecção precoce para o tratamento eficaz.
cessação do tabagismo
Por Gustavo Schvartsman 1 de janeiro de 2025
Descubra como é o processo de cessação do tabagismo e os inúmeros benefícios para a saúde ao parar de fumar, com estratégias eficazes para uma vida mais saudável.
anticorpos monoclonais conjugados
Por Gustavo Schvartsman 25 de dezembro de 2024
Descubra como os anticorpos monoclonais conjugados estão revolucionando o tratamento do câncer, com alta precisão e menos efeitos colaterais.
terapia de prótons
Por Gustavo Schvartsman 19 de dezembro de 2024
Entenda o que é a terapia de prótons, como ela funciona e suas indicações. Acesso o conteúdo e leia mais sobre o tema.
teste genético câncer
Por Gustavo Schvartsman 17 de dezembro de 2024
Teste genético para câncer: saiba como ele pode ajudar na detecção precoce e prevenção, orientando decisões sobre cuidados e tratamentos personalizados.
Mais Posts